sábado, 21 de novembro de 2009

O QUE É HIPERTEXTO

O hipertexto tem se revelado um ótimo instrumento de trabalho para o professor. A facilidade de, ao ler um texto, ter diponível o significado de termos, de novos conteúdos, dinamiza o trabalho docente e enriquece as atividades desenvolvidas pelos alunos.
A possibilidade de, praticamente, ter uma biblioteca a sua disposição contribui para a aquisição de novas informações que podem ser geradoras de novos conhecimentos. Ler e navegar de um texto a outros textos é uma experiência riquíssima, que deve ser compartilhada com todos.
Ao entender que o hipertexto se define como a leitura e o processamento mental da escrita e do texto em formato digital, podemos entender a impotância desse mecanismo no ambiente escolar.
De acordo com Dias (2009) sem se deixar seduzir pela utopia tecnológica é possível enumerar algumas vantagens do uso do hipertexto, na escola, se for planejado:
sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;
para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Assim, aliado ao conhecimento e às ações planejadas, o hipertexto pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação.

REFERÊNCIA
DIAS, Maria Helena P. O hipertexto no contexto educacional. Disponível em: http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html acesso em: 21/11/2009.